segunda-feira, 25 de abril de 2011

ITAPARICA: risco de favelização

ITAPARICA: risco de favelização



ITAPARICA: risco de favelização



Com as perspectivas de crescimento de Salvador visando as Olimpíadas e a Copa do Mundo e a gestão municipal historicamente ineficaz de Itaparica, a única ilha estância hidromineral do Brasil corre o risco se transformar em mais uma favela. Além da já quase fatalidade de a ocupação desordenada poluir o solo e comprometer a qualidade da água da Fonte da Bica, reconhecidamente de caráter medicinal. A situação preocupante levou os sócios da ACEITA – Associação dos Comerciantes e Empresários de Itaparica a se reunirem para montar um plano estratégico para o município para o qual contaram com a colaboração do consultor Josias França.
Na reunião, os associados evidenciaram as muitas potencialidades do município, entre elas as condições especiais para a prática de esportes náuticos e implantação de fazenda marinha, a fruticultura, o turismo histórico, cultural, étnico, religioso, entre outros. Potencialidades comprometidas pela falta de controle e ordenamento do solo, de saneamento básico, de sistema de transportes, de abastecimento de água e energia, de educação ambiental, de qualificação de mão de obra, de equipamentos e projetos que incentivem o turismo. O descaso é tamanho que levou Itaparica a não batalhar para ver implantado no município uma Extensão da Universidade Federal da Bahia.
O presidente da ACEITA, Jadilson Fonseca, disse ser necessário que os sócios se mobilizem e mobilizem a comunidade para participar da montagem do plano estratégico que, para ser eficaz e efetivo, deve atender os interesses dos munícipes. A proposta é, feito o plano, apresentar aos futuros gestores de Itaparica, serem eleitos no próximo ano, independente de partidarismo ou de apadrinhamento político. O importante é tornar o município Itaparica um lugar com crescimento econômico e social amplo e igualitário com foco nas riquezas culturais, físicas, históricas na afirmação da cidadania em ambiente receptivo, diferenciado e com qualidade de vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário