quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pequenos meios de hospedagem, serão capacitados para grandes eventos




Convênio firmado entre SEBRAE e ABIH vai contemplar as 12 cidades sedes da Copa de 2014, além de 20 destinos indutores turísticos localizados no entorno dos municípios.
No Brasil, os pequenos meios de hospedagem, aqueles com até 50 apartamentos, representam uma fatia de 70% do mercado desse segmento. Diante dessa realidade, a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) firmou um convênio com o SEBRAE para promover a capacitação desses empreendimentos, visando os grandes eventos que serão sediados no país nos próximos anos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Desse convênio, nasceu o Programa de Qualificação para os Pequenos Meios de Hospedagem, que foi apresentado aos empresários do setor no dia 15 de março, em Salvador.

A capital baiana foi a oitava das 12 cidades sedes da Copa de 2014 a receber o encontro para a apresentação do programa. O encontro foi denominado de Seminário de Capacitação de Agentes e Gestores Mobilizadores. Mas não foram apenas empresários de Salvador que se mobilizaram para participar do evento. Diversos proprietários e gerentes de meios de hospedagem de regiões como a Chapada Diamantina, Costa do Dendê (Morro de São Paulo, Boipeba – Cairu e Barra Grande – Maraú) e Ilha de Itaparica puderam ouvir as explicações de Rodrigo Lopes, técnico do IBH (Instituto Brasileiro de Hospitalidade), entidade responsável pela operacionalização do programa.

A iniciativa consiste em uma construção colaborativa entre os técnicos do IBH e os próprios empresários, que podem participar oferecendo sugestões para a elaboração da metodologia. Conforme explicou Rodrigo Lopes, o principal objetivo é capacitar os gestores dos pequenos meios de hospedagem para que eles possam oferecer serviços cada vez mais qualificados. O mote principal para a elaboração do programa foi a Copa do Mundo de 2014. “Esse evento deixará o Brasil em evidência e será uma grande oportunidade para a geração de negócios, especialmente no setor de vocês”, explicou o técnico do IBH

Além do mundial de futebol, as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, que passará por outras cidades em algumas modalidades esportivas, são um forte momento para que os pequenos meios de hospedagem possam receber um número maior de turistas. “É uma forma de trabalhar o destino de atuação de vocês, melhorando os serviços e oferecendo mais opções aos consumidores”, disse Rodrigo.

O Programa de Qualificação para os Pequenos Meios de Hospedagem, além da questão da Copa do Mundo, trabalha em cima de quatro vetores de atuação: turismo sustentável, Empreendedor Individual, ranking de competitividade e central de negócios. O processo de aprimoramento da gestão dos empreendimentos passa por esses vetores, que pretendem, entre outros objetivos, criar uma melhor relação entre empresário e determinados fornecedores que estão na informalidade (no caso do Empreendedor Individual) e fortalecer o associativismo nas regiões contempladas (por meio das centrais de negócios).

Os gestores passarão por oficinas presenciais de 12 horas, nas quais serão trabalhados os temas que pautaram a elaboração do projeto, além de questões voltadas para gestão, a exemplo do planejamento de marketing. Será dada uma atenção especial, também, ao processo de compras governamentais, o que, de acordo com Rodrigo Lopes, trata-se de outra grande oportunidade para esses empreendimentos, pois a maioria deles opta pelo Simples Nacional. “Dessa forma, há um tratamento diferenciado nos processos licitatórios do governo”, destacou Rodrigo.

Iniciativa agrada gestores

Já Marcel Santos Cardim é gerente da Pousada Pérola do Morro, localizada em Morro de São Paulo. Ele acredita que aprimorar processos de gestão é um ponto crucial para os pequenos meios de hospedagem. “Os bons resultados vêm com a formação de uma boa base, que é a gestão. Por isso, a iniciativa é válida e essencial para todas as empresas do nosso segmento”, pontuou o gerente.
Júlio Oliveira, secretário de turismo do município de Cairu, localizado na região conhecida como Costa do Dendê, também elogiou a iniciativa, definindo-a como uma grande oportunidade para apoiar as empresas do setor turístico. “Pelo que vi, o programa permitirá que o empresário amplie a sua visão de gestor, e possibilitará ganhos maiores para o empreendimento, fortalecendo, assim, o destino no qual está inserido”, declarou.

Ações serão interiorizadas

Ficou evidente na apresentação do Programa de Qualificação para os Pequenos Meios de Hospedagem a preocupação do SEBRAE, da ABIH e do IBH em não centralizar as ações apenas nas capitais. Por isso, além das 12 cidades sedes da Copa de 2014, foram definidos outros 20 destinos indutores turísticos, distribuídos no entorno desses municípios, que também serão contemplados com a iniciativa.

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, garantiu que essas ações serão expandidas em outras regiões. “Esse é apenas o pontapé inicial de um processo contínuo”, afirmou Torquato. Ele afirmou também que a demanda para a qualificação é necessária e a presença dos grandes eventos que estão por vir é um momento importante para que esses empreendimentos evidenciem o seu verdadeiro potencial.

José Manoel Garrido, presidente da ABIH Bahia, explicou que a Copa do Mundo de 2014 foi tomada como referência, mas a idéia é que o legado permaneça para além dos eventos. “Estamos trabalhando de uma forma que os empresários aprimorem a sua gestão, mas sem que seja necessário uma ausência por um longo período de tempo de seu estabelecimento. Serão encontros com conteúdos completos, mas objetivos, construídos de forma conjunta com os próprios empreendedores”, disse.

A assessora da superintendência do SEBRAE Bahia, Isabel Ribeiro, representando o superintendente Edival Passos, esteve no encontro. Na ocasião, ressaltou a importância das ações desenvolvidas para os micros e pequenos negócios do segmento de meios de hospedagem. “São ações que estão em sintonia com a missão do SEBRAE, trazendo desdobramentos de temas importantes, como a questão do Empreendedor Individual e das oportunidades de negócios que serão geradas com a Copa do Mundo”, afirmou Isabel.

A gestora do SEBRAE Bahia, Domira Araújo, explicou que o seminário realizado teve como um de seus objetivos a identificação e capacitação de lideranças do setor para atuarem como mobilizadores e multiplicadores do programa. “A idéia é manter aquecida a articulação entre os empresários representantes de cada região, trazendo o maior número de gestores para aderirem ao programa”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário