sábado, 23 de abril de 2011

Seminário: Violência Doméstica e Intra-Familiar contra a Mulher

Seminário: Violência Doméstica e Intra-Familiar contra a Mulher


CONVITE




                                                                                     Itaparica-Bahia, 22 de abril de 2011.


Uma pesquisa realizada em 25 estados brasileiros pela Fundação Perseu Abramo (2011) revelou uma triste estatística: a cada 2 minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente em nosso País. Embora há 10 anos, o número fosse de oito mulheres espancadas no mesmo intervalo, a situação ainda é muito preocupante.
O levantamento ouviu 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos, em espaços públicos e privados, no mês de agosto do ano passado. Outros temas também foram estudados. Porém, o que mais provoca preocupação é a violência contra a mulher.
Para o supervisor da pesquisa, Gustavo Venturi, professor da Universidade de São Paulo (USP), os dados mostram que esse não é um problema privado, de casal. É algo social e que exige políticas públicas.
Para chegar a esta estimativa, os pesquisadores partiram de amostras para fazer uma projeção nacional. Eles concluíram que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões, desde 2001, sendo que 1,3 milhão delas nos 12 meses que antecederam a pesquisa.
A Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, é considerada uma expressão da crescente consciência do problema da violência contra as mulheres. Entre os entrevistados, 85% a conheciam e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre aqueles que a criticam (11%), a principal ressalva é o fato de que a lei não resolve a questão totalmente. Fonte: arcauniversal.com.
Por considerar que a violência doméstica e intra-familiar contra a mulher é um problema que ultrapassa o âmbito privado e requer ações do Estado a fim de oferecer suporte às mulheres vitimas de violência doméstica, é que a Secretaria de Assistência Social do município de Itaparica-Bahia, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, realizará no dia 26/04/2011, das 09:00h às 12:00h, na Biblioteca Municipal Juracy Magalhães Jr., o Seminário:  Violência Doméstica e Intra-Familiar Contra a Mulher: Debatendo idéias e discutindo ações de enfrentamento.
Desta forma, convidamos toda a comunidade Itaparicana e de municípios circunvizinhos para participar desse debate.
Informamos que segue em anexo, a programação do referido evento e salientamos que a presença de todo(a)s será muito importante para o êxito da nossa atividade.

SEMINÁRIO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E
INTRA-FAMILIAR CONTRA A MULHER:

DEBATENDO IDÉIAS E DISCUTINDO AÇÕES DE ENFRENTAMENTO
 
Data: 26/04/2011

Horário: 08:30h às 12:00h
Local: Biblioteca Municipal Juracy Magalhães Jr.- Rua Ruy Barbosa, Centro, Itaparica-Bahia
 
PROGRAMAÇÃO:
08:30h - Credenciamento/Coffee
08:50h Apresentação Cultural: Samba de Roda – Grupo de Adolescentes do PETI
09:10h – Abertura
PALESTRAS :

09h30: A Violência Doméstica e Intra-Familiar Contra a Mulher: Debatendo e discutindo ações de enfrentamento.
Palestrante: Márcia Lisboa
Juíza Titular da Vara de Violência Doméstica e Intra-Familiar Contra a Mulher de Salvador.

10:00h: A Importância da Política de Proteção Social Especial para a Proteção das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Intra-Familiar
Palestrante: Sandra Yukiko
Psicóloga e Técnica de Proteção Especial da SEDES- Bahia

10:30h: A Importância da Política de Proteção Social Básica para a prevenção da Violência Doméstica e Intra-Familiar Contra a Mulher
Palestrante: Rosemeire Teixeira
Assistente Social – Coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza- SEDES - Bahia

11h00hDebate
11:30hConvite à implantação do Grupo de Mulheres do CRAS
12:00h - Apresentação Cultural:Samba de Roda – Grupo Nativos do Samba Misericórdia.

 Respeitosamente,

 Maria Lúcia Borges da SilvaSecretária de Assistência do município de Itaparica-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário