segunda-feira, 23 de julho de 2012

Baía de Todos-os-Santos: Turismo náutico receberá 170 milhões

Baía de Todos-os-Santos: Turismo náutico receberá 170 milhões





O empréstimo do Banco Mundial BID para o projeto de requalificação da Baía de Todos os Santos (BTS), com a valorização dos produtos turisticos e culturais, foi aprovado na ultima quinta feira. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), responsável pela elaboração do projeto, a liberação dos 170 milhões previstos pelo Programa de Desenvolvimento de Turismo (prodetur) para a região depende agora do entendimento entre o ministério do Planejamento e a Srecetaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), em relação ao pagamento do empréstimo.

"Podemos dizer que a etapa mais dificil do processo ja foi superada" comemorou o secretário do Turismo, Domingos Leoneli. Segundo ele  a requalificação da BTS vai dar à Bahia um novo destino turistico. "Nós temos um paraíso que precisa ser descoberto" ressalta o secretário, acrescentando ainda o caráter de inclusão social que o empreendimento terá. "Só na primeira etapa, existe uma expectativa de geração de 1,6 mil novos empregos diretos em atividades caracteristicas do turismo", explica. O total de vagas geradas pelo programa ainda está sendo calculado, segundo Leoneli.

Uma das prioridades do programa é a preparação física e a capacitação de pessoas para o turismo náutico na baía. Além da modernização completa do Terminal marítimo de Salvador, o prodetur deverá criar bases de apoio à atividade em 18 municipios do recôncavo, sendo que cinco contarão com estruturas de grande porte. "Certamente teremos estrutura do tipo em ITAPARICA e em Maragojipe, as outras áreas ainda estão em estudo", diz Leoneli.

Outro foco de investimentos será a recuperação do patrimônio cultural que está espalhado  pela Baía de Todos os Santos. Museus, igrejas e fazendas centenárias receberão a devida atenção, de acordo o Projeto da Setur. "Estes investimentos do Prodetur serão tranformados em emprego e renda para a população que vive na Baía de-todos-os-Santos", acredita o secretário de Turismo.

"Qualquer outro local do mundo que tivesse o privilégio de ter um patrimônio como a Baía de-todos-os-Santos faria um grande esforço para da atenção e o valor necessário para o mesmo. Já era hora de haver alguma ação do governo", destaca o presidente da Asociação  Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão. Segundo o dirigente, o aproveitamento turístico do potencial da BTS atualmente é muito próximo a zero. "Existem ações isoladas da iniciativa privada, mas é muito pouco. A Baía de-todos-os-Santos, de tanta beleza e história, merece ser mais bem tratads pelo governo", acredita Pedro Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário